Técnica de impressão que, através de pequenos pontos de retículas, reproduz cores sobrepondo-as. Algumas de suas características são o uso de tintas transparentes e cores primárias (ciano, magenta e amarelo). Ainda que o preto não seja considerado uma cor de cromia, é fundamental no detalhamento do contraste e área de sombra, nas imagens.
Neste artigo vamos mostrar as etapas para construção de um trabalho em quadricromia.
O primeiro passo é ter um bom arquivo. É imprescindível que a imagem esteja em uma resolução compatível com a resultado desejado.
Além disso um não podemos abrir mão de um fotolito de qualidade, ele precisa ser muito eficiente nas áreas de preenchimento para bloquear a passagem de UV, e nas áreas transparentes não podem fazer filtragem dessa luz. O fotolito vai ser determinante para estabelecer limites como área de mínima, máximo e LPI que será impresso.
A arte, foi desenhada exclusivamente para a Genesis, logo a mesma apresenta ótima qualidade de entrada para sua reprodução.
O trabalho em questão, foi impresso em tecidos preto e branco, com a utilização de 4 cores + base branca para dar suporte às demais cores, sendo a cor branca realizada como base reticulada, para conferir melhor toque na estampa.
Especificação para realização do trabalho
Fotolito transparência cristal com retícula de 50 LPI
Emulsão: Global YTEX – uma aplicação externa e interna
Tela: 77.48 fios
Tintas: branco plastisol free super macio + plastisol cromia stamp soft
Preparação da matriz
Desengraxe
Emulsionamento
Exposição na mesa UV LED
Acabamento (fechamento das áreas abetas)
Impressão
Para obter melhor resultado é necessário fazer testes de sequência antes da impressão em definitivo.
Nesse trabalho foram feitas 2 sequências diferentes para cada cor de tecido.
Sequência tecido branco: K+Y+M+C.
Sequência tecido preto: BR+Y+C+M+K
Tinta
Utilizamos tintas com concentração pigmentar diferentes na impressão com e sem base branca.
Com base branca utilizamos concentração pigmentar original, nos impressos sobre tecido branco, “cortamos” 30% o ciano e o magenta.
Na impressão em tecido branco foi aplicada uma demão de cada cor com duas puxadas.
No tecido escuro foram 2 demãos de branco com duas puxadas cada, e às demais cores uma demão com 2 puxadas.
Pré-cura
A pré-cura foi realizada com flash cure manual.
Cura
A cura final foi na prensa térmica a 175C° 10 segundos, utilizando uma manta de silicone.
Recomendamos que a cura final siga as orientações do fabricante da tinta.
Resultado
Como características que faz a técnica crescer ao longo dos anos, a quadricromia é capaz de formar centenas de tons utilizando apenas 4 cores (5 nos casos de tecidos escuros), ela demonstra ser um método muito versátil e econômico no ponto de vista de quantidade de telas e formulação de cores especiais.
Leonardo Rocha (Técnico Serigráfico e Professor): Possui graduação em Tecnologia de Produção Gráfica pela faculdade SENAI Theobaldo De Nigris. Tem experiência na área de produção de arquivos digitais para o segmento gráfico de embalagens metálicas, ênfase em Projetos e Planejamento no processo serigráfico. Precursor da oficina de serigrafia para pessoas com deficiência visual. É instrutor na SILKTV Academy.
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