Daria para prever a crise que estamos vivendo na estamparia?
- Moacir Ferreira
- 11 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de jun.
Embora tenha pego quase todos despreparados, algumas estamparias (grandes ou caseiras) estão passando mais tranquilamente pela crise do que outras. A pergunta é: Por quê?
Olá, tudo bem com você?
Muitas pessoas comentam: não tinha como prever o que aconteceu de 2020 para cá.
Realmente, se no fim de 2019 perguntássemos para qualquer empreendedor na área de impressão o que aconteceria em 2020/21 poderíamos ouvir qualquer resposta menos essa crise mundial.
E o que aconteceu com a maioria dos empreendedores foi a estagnação, ficaram parados para ver o que aconteceria e o que aconteceu foi terrível para muitos...
Muitos de nossos clientes que atendiam o mercado de corrida de rua, por exemplo, viram seu potencial mercado sumir de uma hora para outra, e assim foi também com quem fazia uniforme escolar, brindes para festas, uniformes para bares e restaurantes....
O fato é que, quem ficou parado viu os meses correndo rapidamente, os boletos se acumulando e chegou um momento que só dispensar funcionários e apertar o cinto não foi mais suficiente. E o resultado é o que vemos hoje, muitos trabalhando sozinhos tentando se manter como dá.
Por outro lado, teve uma quantidade de pequenos empresários que conseguiram manejar a crise, com perdas também, mas de uma forma mais consistente e continuaram a trabalhar e vender. Teve também uma minoria que conseguiu transformar a crise em oportunidade e crescer
Mas vamos nos concentrar aqui naqueles que conseguiram se manter ou mesmo criar uma empresa no meio da crise. O que eles fizeram de diferente? Para isso vou fazer uma analogia:
Imagina que você está dirigindo com seu carro em uma estrada, em viagem, e de repente você se vê no meio de um congestionamento em função de ter caído uma barreira e fechado a estrada.

Nessa situação você tem poucas opções, a primeira delas é ficar reclamando e esperando a prefeitura vir com as máquinas e limpar a estrada. Isso pode ser rápido ou pode demorar horas, muitas horas, ou mesmo dias. Nesse caso a certeza que temos é que você não tem controle sobre essa situação, reclamar não resolve e a espera pode consumir todos os seus recursos.
A segunda opção é voltar para trás e desistir da viagem, esperar e quando a estrada tiver livre de novo, recomeçar.
A terceira opção é abrir um mapa e ver se não existe caminho alternativo, e foi isto que as empresas que estão passando melhor pela crise fizeram, encontraram uma alternativa.
Parece fácil, mas, para você decidir pegar um caminho alternativo, você precisa de informação consistente e planejamento correto.
Não adianta sair desviando sem saber qual o percurso exato, se você vai ter gasolina para tocar, se vai precisar fazer paradas para dormir no meio do caminho, se tem pedágio e quanto custa.... Para que essa alternativa funcione você tem que conhecer bastante do seu carro, qual o consumo, se ele aguenta a viagem, se você aguenta a viagem...
Essa situação é parecida com a situação da sua empresa (ou da empresa que você quer montar), para tomar decisões primeiro você precisa ter certeza aonde quer chegar, conhecer seus números, dominar as técnicas que você quer utilizar nos produtos e, claro, saber pra quem e como vender.
Uma empresa, por menor que seja, precisa de planejamento, sobretudo o planejamento financeiro. Você precisa saber exatamente quanto ganha em cada venda e quantas vendas precisa fazer todos os meses para roda girar e assim você pagar a suas contas e, claro, pagar você também.
Gostou dessa dica? Então conheça nossos cursos em: https://www.silktv.com.br/
"Trabalhando todos os dias para levar informações relevantes e melhorar a qualidade do mercado serigráfico brasileiro!"
Comments