O comércio eletrônico ou e-commerce é uma ótima alternativa para quem tem lojas físicas ou busca realizar atividades secundária para um ganho de renda extra. As vendas online oferecem a possibilidade de o trabalhador concretizar todas etapas de forma remota, com liberdade de horários e com boas possibilidades de retorno financeiro. É claro que, para isso, é necessário planejar a criação do negócio com calma e responsabilidade.
Se você tem um pouco de dinheiro extra e vontade para começar um novo negócio, saiba que o setor de vendas na internet é promissor.
O que é e-commerce?
E-commerce é uma loja virtual, que vende produtos ou serviços pela internet, além disso todas as tratativas de negociação são realizadas de forma remota. Esta modalidade de comércio tem ganhado espaço a cada dia, além de proporcionar comodidade, oferece excelente segurança e agilidade nas entregas das mercadorias.
MERCADO
Um mercado que está em ascensão, segundo fonte do WEBSHOPPERS, em 2018 o comércio digital movimentou aproximadamente R$ 133 BI, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior.
Esses crescimentos são acompanhados pelos métodos de busca para que a concretização da compra aconteça.
Sites de busca é o primeiro motivador de compra com 25% das indicações, seguido por redes sociais com 19%, 80% dos consumidores que compram por indicações de redes sociais ficaram satisfeitos em relação ao preço. E foram os que mais elogiaram a compra.
O meio de pagamento é fundamental para que seja possível contemplar as opções necessárias do consumidor.
Nota-se que a grande adesão do meio de pagamento no comércio eletrônico é o cartão de crédito, além de aprovação quase que instantânea ele oferece a possibilidade do pagamento futuro bem como o parcelamento do valor. Porém na tabela aponta que apesar de grande parte realizar o pagamento via cartão de crédito o cliente opta pelo pagamento à vista que será computada apenas na data específica da sua fatura. Outra informação importante é que geralmente o parcelamento acima de 4 vezes é realizado quando o valor parcelado é maior, na tabela mostra que esse parcelamento é realizado quando temos ticket médio de 682, então fica atento se você vende produtos de maior valor agregado, é essencial oferecer a opção de parcelamento.
HÁBITOS DE CONSUMO
DISPOSITIVOS UTILIZADOS NAS COMPRAS ONLINE
Um dado que chamou muita atenção, foi o fato da maioria das compras serem realizadas em computadores e notebooks, apesar do grande uso de celulares no dia a dia, no momento da compra não é a preferência do consumidor, isso se deve ao fato de muitos aplicativos ainda serem ruins e a dificuldade de navegação dentro do site no dispositivo móvel.
Porém essa realidade vem mudando, com o aperfeiçoamento das plataformas o uso dos celulares vem aumentando a cada dia mais. Em relação o ano anterior (2017) o aumento foi de 41% dos pedidos processados nos smartphone, comprovando que os consumidores brasileiros vêm adotando definitivamente a compra pelos celulares.
GÊNERO
O consumo dentro do comércio eletrônico em 2018 teve maior participação do público feminino, já no ano anterior estavam equiparados.
FAIXA ETÁRIA
Outro dado importante é justamente conhecer a faixa etária do seu consumidor.
A idade pode dizer muito sobre tendência de consumo e produto correto para ele.
ENTREGA
O grande desafio do e-commerce é justamente a forma de envio. Para alguns é uma vantagem competitiva, para outros um grande desafio. O envio pode ser o fator preponderante para a realização ou não da compra.
Por isso devemos nos atentar a esse ponto e observar o que nosso cliente deseja.
Com objetivo de buscar melhores margens de lucratividade, nos últimos anos as maiores lojas de comércio eletrônico seguiram uma estratégia de redução do frete gratuito em compras online. Contudo, com o crescimento da participação de vendas de lojas de Marketplace e com os impactos em taxas de conversão, o frete grátis voltou a ser utilizado como estímulo para alavancar as vendas.
Portanto fica evidente que para a construção ou sucesso do seu e-commerce, cada detalhe é fundamental para estabelecer o giro de vendas constantes, principalmente em momentos de crise, analise o mercado e verifique se está no caminho correto.
Os relatórios detalhados podem ser conseguidos no site do ebit, dentro você consegue ter acesso ao material Webshoppers na íntegra.
O que é Webshoppers?
Realizado pela Ebit | Nielsen desde 2001, o Webshoppers é o estudo de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro e a principal referência para os profissionais do segmento.
Saiba mais em: ebit.com.br
Leonardo Rocha (Técnico Serigráfico e Professor): Possui graduação em Tecnologia de Produção Gráfica pela faculdade SENAI Theobaldo De Nigris. Tem experiência na área de produção de arquivos digitais para o segmento gráfico de embalagens metálicas, ênfase em Projetos e Planejamento no processo serigráfico. Precursor da oficina de serigrafia para pessoas com deficiência visual. É instrutor na SILKTV Academy.
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"Trabalhando todos os dias para levar informações relevantes e melhorar a qualidade do mercado serigráfico brasileiro!"
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